sexta-feira

Síndrome do Túnel do Carpo - STC



Definição: é uma patologia na classe das neuropatias por compressão. O Túnel do carpo é uma articulação composta por 8 ossos do carpo e um retináculo flexor(ligamento) dando uma impressão de túnel por onde passam os 9 tendões flexores dos dedos da mão mais o nervo mediano.

Causa: Pode ocorrer por diminuição do espaço interno devido inflamação dos tendões, degeneração e espessamento do retináculo flexor (ligamento) ou diminuição do fluido no espaço ou combinação dos fatores. Normalmente ocorrer em pessoa que fazem trabalhos manuais, dentistas e outros mas pode ocorrer devido a retenção de líquido (gestante).




Sintomas: são sensitivos e motores. Alguns pacientes queixam-se de formigamento nos dedos, dormência e perda de força., Os sintomas sã mais freqüentes a noite.

Diagnóstico: exame clínico, testes ortopédicos, alguns casos exames de imagens ou eletroneuromiografia.

Tratamento: Primeiramente o melhor a fazer é não enfaixar para não aumentar ainda mais a compressão local. A quiropraxia já produziu estudos com abordagem na STC e obteve resultados significativos. Atualmente o tratamento pode ocorrer em conjunto com o medicamentoso ou em alguns casos até cirúrgico.


Referencias:
-M. James, I Peter, W. Nichola. Oxfors testbook of pathology. Principles of pathology.1992
-B. Thomas, P. Davis and L. Danna. Chiropractic technique (principles and procedures), 1993.
-Lowe, James; Stevens Alan. Patologia. Manole, 2002
-M, Júlia; G. DÁndrea; M Marc. Medicina de reabilitação aplicada à ortopedia traumatologia,
Amatuzzi, 1999.
-Cotran, Kumar, Collins. Rolbins Patologia estrutural funcional. Guanabara Koogan, 2000.


.

.

.

.

  © Blogger template ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP