terça-feira

Dicas para o dia-a-dia


Durante nosso dia-a-dia temos hábitos que são automaticamente produzidos, e que em alguns casos podem trazer prejuízos grande para sua saúde e principalmente sua coluna vertebral. Perceber em alguns momento que pequenas mudanças podem no futuro fazer uma grande diferença requer um olhar atento e crítico. Mudar algo de lugar, não curvar-se tanto para escovar os dentes, ficar com apoio para os pés ao lavar louça e carregar os pesos corretamente são exemplo de coisas do cotidiano que podem ser revistas e avaliadas conforme sua realização.
"Faça o equipamento trabalhar por você (não o contrário)"

SENTAR-SE

Para sentar-se bem corretamente você precisa ao sentar-se sentir os dois ossinhos que ficam localizados nas nádegas (Ísquios). Se estiver sentado e senti-los contra a cadeira estará corretamente posicionado com o quadril e coluna lombar. De outra forma estará sentado sobre a região da coluna lombar aumentando ainda mais a pressão interna no discos intervertebrais. Lembre-se também que seus pés devem tocar o chão ou uma plataforma de apoio.


CARREGAR E LEVANTAR PESOS

Quando for necessário carregar pesos e levantá-los inicie o processo com os joelhos curvados e próximo ao objeto que deve ser erguido. Faça força com as penas e não com a coluna para levantá-lo. Ao carregar deixe sempre o mais próximo do corpo.


Preservando sua coluna vertebral.









Bebe e Mãe



As mamães devem ao máximo tentar não colocar o bebe sobre seu quadril na lateral, pois estas alterações posturais podem lhe trazer dores futuramente ou logo após, está relacionada em alterações biomecânicas da região lombar, quadril e pernas. Use as bolsas canguru que são mais confortáveis para ambos, mãe e bebe.


Em casa e no escritório



Faça uma avaliação na sua casa e no seu trabalho, então coloque as coisas que você mais usa em uma altura adequada, sem precisar ficar abaixando-se a todo momento ou todo dia buscando coisas que poderiam ser facilitadas para você mesmo.


Dormir
Alterar o padrão de sono é uma tarefa que leva bastante tempo. Imagine que você possui vícios e que estes já estão formatados durante sua hora de descanso noturno. Mas com uma rígida atenção é possível mudar e colher os benefícios para sua saúde. A melhor maneira de dormir é de barriga para cima ou de lado. Dicas importantes:
1- Se dormir de barriga para cima coloque um travesseiro sob os joelhos, isto trará um alívio para sua coluna lombar. Já o travesseiro não pode ser muito alto para sua cabeça não ficar elevada como se encosta-se o queixo no peito (procure um mais fino).
2- Se dormir de lado cuide para que o travesseiro seja um pouco mais grosso que o mencionado anteriormente pois sua cabeça não pode ficar inclinada nem para baixo e nem para cima, e sim na linha media do corpo, como se seu queixo estivesse na mesma linha do meio do peito. Também coloque um travesseiro fino entre os joelhos para não forçar o quadril.

Atualmente existem travesseiro especiais para gestante, caso houver necessidade para a gestante sentir-se melhor acomodada experimente.



Passar roupa


Passar as roupas também pode estar lhe causando uma canseira maior que o comum, ou em algum ponto torna-se insuportável aquela posição. Neste momento utilize uma base para apoiar os pés e troque-os quando a posição começar a cansar. Outra dica e a altura da mesa de passar, tenha cuidado para não ser baixa, pois aumenta a curva da coluna durante o serviço. Esta dica pode ser usada para lavar a louça.



Crianças

Convencer as crianças sobre o que levar em suas mochilas escolares não é uma tarefa muito fácil, porém, saber que em suas costas está um peso que supera o recomendado é preocupante. Aconselho, a conversar e chegar num acordo, e levar para cada aula o necessário e para o outro dia letivo preparar antes a mochila, não sobre carregando a coluna dos alunos. Existem algumas dicas básicas que devem ser preservadas neste assunto:

1- a mochila não deve pesar mais que 10% do peso da criança;
2- a mochila deve ser utilizada com as alças sobre os ombros e distribuída equilibradamente.
3-a mochila deve ter um tamanho que não ultrapasse a cintura das crianças.


.

.

.

.

  © Blogger template ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP