terça-feira

Quiropraxia, é mais do que voçê pensa!!!


A quiropraxia é uma profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos destas desordens sobre a saúde geral. Alterações mecânicas que podem estar relacionadas a coluna vertebral ou articulações como ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho, tornozelo e pé.
Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações. A quiropraxia exige formação em nível superior e segundo os departamentos de pesquisa internacional de saúde, nos paises desenvolvidos é uma das três maiores profissão juntamente com a medicina e odontologia
Muitas pessoas pensam que o tratamento realizado pela quiropraxia está somente vinculado a coluna vertebral e se surpreendem ao saber que existem inúmeras técnicas quiropráticas que atuam também sobre as articulações de membros superiores e inferiores.

A formação de um quiropraxista e preconizada por padrões determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para encontrar um profissional capacitado e graduado conforme o padrão internacional acesse o site http://www.quiropraxia.org.br/

Sintomas tratados pela quiropraxia:
Todas as pessoas e de várias idades podem se beneficiar com o tratamento, crianças, idosos, jovens e gestantes por exemplo. Dentro de algumas condições que a quiropraxia pode tratar podemos citar:

- Dores nas costas
- Dores no pescoço e ombros
- Dores irradiadas para os braços
- Dores de cabeça
- Inflamação do nervo ciático
- Hérnias de disco
- Enxaqueca
- Restrições de movimento
- Síndrome do túnel do carpo
- Tendinite tibial anterior e posterior
- Faciite plantar
- Síndrome do feixe iliotibial
- Dores nos joelhos e tornozelos
- Epicondilite medial e lateral
- Lesões Desportivas

Como é realizado o tratamento?

O objetivo é identificar, corrigir e prevenir os problemas articulares. Na primeira consulta é feita a anamnese (entrevista), exame físico, testes ortopédicos e neurológicos, avaliação de exames de imagem (raio-x, ressonância magnética) e plano de conduta para o tratamento. Se necessário o quiropraxista encaminha para outro profissional da área da saúde no caso específico.

Referências:

- World Health organization (WHO)
- Diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre a
formação básica e a segurança em quiropraxia
- Associação Brasileira de quiropraxia (ABQ)


.

.

.

.

  © Blogger template ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP