quinta-feira

É hora de correr......

Verão, calor, corpo em forma, praia e claro, atividade física. A corrida é uma modalidade que atualmente vem agregando novos apreciadores, pois em primeiro plano apresenta-se como esporte de baixo custo sendo preciso um tênis confortável e um traje leve. Porém, se você estiver disposto, a indústria a cada semestre despeja inúmeras novidades que atraem estes desportistas oferecendo tecnologia e conforto do mais alto nível. Artigos esportivos que apresentam desde tênis com compartimento no solado para acoplar um sensor sem fio que transmite dados do treino (tempo, ritmo, distância e calorias) para um receptor que pode ser repassado a uma planilha para controle, bermuda com compressão que minimiza a vibração muscular, retardam a fadiga e atenua os microtraumas da prática esportiva e camisetas com a presença de milhões de cápsulas com ingredientes refrescantes em sua estrutura, as quais são liberadas e vão se intensificando conforme a intensidade do exercício exalando o odor de menta, contando com tecnologias que ajudam no equilíbrio térmico da pele. Mas o importante é saber que se trata de uma ótima atividade aeróbica bom para condicionamento cardiorrespiratório, manutenção do peso, controle de doenças como diabetes e hipertensão e ainda acelera o metabolismo auxiliando para que os assaltos a geladeira fiquem menos freqüentes.

DICAS PARA SUA CORRIDA:



CHECK UP: antes de sair por aí correndo consulte um médico que vai lhe avaliar e solicitar exames como hemograma (para investigar suas taxas de colesterol, triglicérides, possível anemia ou doença mais séria) e eletrocardiograma em repouso e ergométrico (para excluir patologias como insuficiência cardíaca e arritmia).
ORIENTAÇÃO: lembre-se que dicas não substituem um profissional qualificado para a orientação de seus exercícios.




RESERVE TEMPO: tente estabelecer uma freqüência semanal compatível com seu horário e tente cumpri-la.

TÊNIS: o tênis deve ser usado somente para a corrida e também ser apropriado para seu tipo de pisada. Caso contrário você pode acabar com dores musculares ou na coluna, quadril, joelhos e pés. Existe tênis para cada tipo de pisada: neutra, supinada ou pronada. O tênis envelhece e perde características aproximadamente depois e 500 KM a 600 KM percorridos. Nunca estréie um tênis durante uma competição, tem que amacia-los antes.

PRIMEIROS PASSOS: comece caminhando e depois vá intercalando a corrida com a caminhada no mesmo treino para preparar sua respiração (e batimento cardíaco.) e musculatura. Se esta retornando de lesão os intervalos caminhando são fundamentais. No início baseie-se por tempo, a distância deixe para quando estiver preparado.

POSTURA: mantenha o joelho alinhado com o quadril sem deixá-los caídos para dentro; movimente os braços sempre paralelos ao corpo, não deixe cruzar na frente do tronco e nem levante demais as mãos quando estiverem à sua frente; relaxe os ombros sem elevá-los em direção as orelhas gastando energia; não flexione o tronco para frente, mantenha-se alinhado para não sobrecarregar os membros inferiores; não pise com muita força, inicie a pisada pelo calcanhar e não pela ponta dos pés cuidando para eles aterrissarem no solo diretamente abaixo de você.

ANTES DO TREINO: inicie com alongamento leve dos membros inferiores (panturrilha, quadríceps e posteriores).

FINAL DO TREINO: finalize com trote leve ou caminhada e realize alongamento completo de membros superiores e inferiores (30 segundos cada).

RECUPERAÇÃO: Após dias de treino forte você precisa de um dia de recuperação fazendo apenas uma corrida leve (nadar ou pedalar). Não significa se recuperar sentado no sofá da sala assistindo televisão.

MOTIVAÇÃO: trace metas a curto e longo prazo para garantir sua presença nos treinos; a cada mês se faltas presenteie-se com short novo ou uma sessão de massagem relaxante; varie o cenário alternando o bairro, parque ou a praia; compartilhe o momento convidando um amigo ou familiar; aceite seus limites, pois nem sempre é seu melhor dia para correr (dormiu tarde, cansaço, resfriado) neste dia faça o necessário e não se aborreça; não comparece aos outros, tenha seu ritmo não caindo nesta tentação, pois você não precisa de mais esta pressão em sua vida.

COMIDA ANTES DA CORRIDA: proteínas como carne e queijo são digeridas lentamente, você pode passar mal durante a corrida. Um sanduíche de geléia e banana 45 min. antes pode ser uma boa pedida.

TREINO NOTURNO: corra na contramão, de frente para os carros e utilize roupas com detalhes refletivos

FATORES QUE LEVAM ÀS LESÕES: terrenos impróprios, falta de aquecimento, recuperação inadequada (falta descanso e alimentação errada) ausência de planejamento, aumento exagerados do volume de atividade física, falta de informação sobre a modalidade e os exercícios feitos.

LESÕES: Existem vários fatores que podem contribuir para surgimento de lesões durante a prática do esporte, fique atento, pois lesões como fascite plantar, tendinite tibial anterior, tendinite tibial posterior, síndrome do feixe iliotibial, lombalgia, tendinite do tendão de aquiles, dores no tornozelo e joelho, metatarsalgia e outras devem receber a atenção de um profissional na área da saúde para sua reabilitação.

ÚLTIMAS DICAS: algodão é bom para seus lençóis, para suas meias prefira tecidos sintéticos; leve uma graninha ($) no bolso caso algo saia errado; desaquecimento SEMPRE; shorts curtos (mobilidade é bom, mas não exagere); iPods – a federação de atletismo norte-americana proibiu o uso alegando que ajudam a aumentar o rendimento, então use mas com cuidado se for correr na estrada e atenção para não perder o ritmo e a concentração.


.

.

.

.

  © Blogger template ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP